Transcrição do vídeo gravado por Nilton Schutz em 24/abril/2019

Salve pessoal!

Decisão para o ápice astral de 2019 e 2020.

Grande Conjunção de 2020 – Retrogradações Planetárias

Muitas pessoas que acompanham o meu canal há um tempo sabem que teremos em 2020, precisamente no ano-novo astrológico – aproximadamente final de março e começo de abril -, uma grande conjunção astrológica que vai unir as energias de Júpiter, Saturno, Plutão e por fim Marte.

Saturno e Plutão já se encontram juntos e Júpiter vai entrar no finalzinho do ano junto dessa conjunção em 2020, em menos de um ano teremos essa conjunção fortíssima e única que ocorrerá para grandes transformações.

Já venho falando dessa conjunção há vários vídeos… Eu procuro sempre ter uma visão coletiva dos acontecimentos, então procurei salientar da força dessa conjunção – com todas as necessidades das renovações cíclicas – há muitos anos nos meus programas na rádio mundial, e isso está chegando!

No ano que vem virá toda essa energia. Todos os acontecimentos que temos passado por fazerem parte, são sinais que nos demonstram muitas vezes as reflexões que temos que ter através deles.

Estamos num ano regido por Marte, isso já foi falado em vários vídeos – não só por mim, mas por todo astrólogo sério – que nesse ano regido por Marte teríamos muito dessas energias que estão sendo colocadas.

E eu saliento que no ano que vem, 2020, vamos ter de uma forma muito mais intensa e de uma forma extremamente exposta (2020 será um ano regido pelo Sol, que ilumina e demonstra de uma forma clara todos os acontecimentos) tudo que precisamos arrumar, tanto no sentido pessoal como coletivo.

É aí que entra a dança dos planetas em suas retrogradações que começam agora no final de abril de uma forma bem intensa. Vamos ter a retrogradação de Saturno do dia 30 de abril até 18 de setembro, Plutão iniciou a sua retrogradação agora dia 24 e vai até o dia 3 de outubro e por fim Júpiter, que já está retrógrado.

Toda a dança dessa grande conjunção começa agora, nesse momento intenso de retrogradações.
Retrogradação não é uma coisa ruim, isso que é preciso entender. Também não é uma energia que nos pede para ficarmos parados… Como eu sempre falo, a melhor palavra para descrever é: revisão.

Vamos nos aprofundar um pouquinho no termo “revisão” antes de falar dessas retrogradações que estão fortes a partir desse mês, para a preparação do ápice astral onde temos que aprender realmente a decidir. Vocês vão entender através do movimento dos astros e com a continuidade das reflexões que faço aqui.

Quando falamos da retrogradação, é o momento de observar as coisas que não estão certas e que precisam ser acertadas. É uma conversa consigo mesmo e também a observação de todo o universo coletivo que estamos inseridos. Então, com as retrogradações que iniciam agora é o momento de realmente decidir.

Temos meses para isso, porque estamos falando de Júpiter, Saturno e Plutão. Temos meses para decidir, para olhar, para observar e ver o que realmente nos importa e onde devemos projetar as nossas energias, através das nossas decisões, objetivos e foco. Tem muita coisa em jogo, vamos prestar atenção nisso!

RETROGRADAÇÕES

  • Júpiter

Vamos falar agora destes movimentos retrógrados.
Saturno inicia dia 30 de abril a sua retrogradação e vai até o dia 18 de setembro.
Plutão inicia sua retrogradação agora, dia 24 e vai até dia 3 de outubro. Júpiter já está retrógrado e vai iniciar a sua força de conjunção com a energia desses planetas no dia 3 de dezembro, onde ela entra já na energia de Plutão e de Saturno e fala: “cheguei para a grande preparação do que vamos ter, o ápice no ano-novo astrológico em março de 2020”.

É o momento de observar tudo o que não está certo, tudo que não está legal. Júpiter está retrógrado, então ele está perguntando o que você realmente acredita.
Se você está certo de tudo que decidiu, se realmente está feliz, se está pleno, está integral com a sua energia, naquilo que decidiu que é importante para você…

Isto falando desde coisas pequenas até principalmente coisas ou projetos maiores que você esteja envolvido. Júpiter representa essa energia de expansão.

  • Saturno

Agora que entra o jogo que começa dia 30 de abril: Saturno vai iniciar a sua retrogradação. Se você observar o símbolo de Júpiter e Saturno juntos, um é oposto do outro. Você vira um de cabeça para baixo e o outro está presente. São duas égides planetárias que se complementam:


Como diz a sabedoria de um conhecimento muito mais sublime ou rebuscado, quem governa a Terra é Júpiter. Mas, este governo é regulado por Saturno. Logo, a energia desses dois planetas representam um movimento de toda energia que a gente vivencia e experiencia.




CONHEÇA O CURSO DE ASTROLOGIA

CLIQUE PARA SABER MAIS




Como devemos ver isso?

Como eu sempre brinco com os meus alunos de astrologia, Júpiter é o acelerador e Saturno, o freio. Se você tem um carro que atinge uma velocidade imensa, tem que ter um freio na mesma potência da energia de aceleração. A aceleração é Júpiter e o freio é Saturno.

A primeira coisa que todo mundo deve começar a observar, principalmente essa semana, é a aceleração de Júpiter: as coisas estão indo? O que você busca, o que almeja, o que decidiu que é importante para você faz com que realmente seja pleno?

Agora vem a energia de Saturno e fala para dar um tempo, observar tudo com calma, ver o que o universo te manda… Se você acertou, se realmente está certo, tenha  perseverança naquilo que definiu que é importante…

Mas, se você errar nas suas decisões e escolher caminhos errados, escolher caminhos que são contrários ao que está dentro de você, Saturno demonstra o rigor para que você acorde.

Por isto que infelizmente, em muitas interpretações astrológicas, Saturno é tido como difícil e  como pesado, cobrador… Que nada! Isso é papo furado. Na verdade ele vem colocar tudo no seu devido lugar.
Se está em você é porque você é isso, não adianta refutar energias que estão dentro do seu ser.

Por isso que ele regula a velocidade e a expansão da energia de Júpiter.


Veja que momento maravilhoso que já estamos presenciando. E dia 30 essa energia vem com todo seu ápice com a retrogradação de Saturno, e é o momento de reciclar verdadeiramente o que não está bem resolvido dentro de você.

O que não está bem resolvido você recicla, o que está bem resolvido você intensifica. É aí que entra agora a retrogradação de Plutão.

  • Plutão

Plutão estando retrógrado agora, 24 de abril até dia 3 de outubro, mostra exatamente esta oportunidade que temos junto com os dois gigantes retrógrados que citei acima, de observar – novamente digo isso – observar o que não está legal.

Ou seja, você conversando com você mesmo. Olhe para dentro do seu ser, da sua consciência e perceba: “isso não está bem resolvido, vamos resolver.”.
Ou ainda, pode ser um momento de observar com clareza quais as respostas e o que vem de retorno para você como efeito das suas vibrações, para acertar, arrumar e ter novas decisões e novos rumos.

Tudo isso está em jogo, por isso que eu falei que é uma semana onde já começamos com muita energia com esse poder de decisão. Chegou a hora de acertar. E se errar, asseguro para vocês: vai doer.

Vai começar a ter as cobranças, mas esta cobrança é boa para que você acorde.

Essa energia de Plutão pede pra você reciclar com essa retrogradação ou então para você intensificar mais ainda uma energia que já está plena e decidida dentro de ti.

Todas essas retrogradações vem demonstrar este momento. Isso é maravilhoso! Vamos acordar para a vida! Todo mundo deve estar passando coisinhas mal resolvidas, coisinhas que não estão legais. O momento de acertar e deixar tudo bacana é agora.

Recapitulando:

Júpiter já está na sua retrogradação, como foi citado nas semanas anteriores. Ele está nos demonstrando o que realmente acreditamos, o que apostamos, os caminhos e as nossas escolhas para projetar e expandir com força e determinação o que nós queremos.

Saturno entra na sua retrogradação agora dia 30 e pede para que sejamos mais perseverantes e fortes, porque o momento astral não está fácil… Está um momento denso de energias astrais.

Por fim, a energia de Plutão fala reciclar e ser intenso. Reciclar o que não serve e ser extremamente intenso, verdadeiro e – junto de Saturno – extremamente responsável e disciplinado com as suas escolhas, sejam elas escolhas pequenas ou principalmente escolhas que sejam maiores, escolhas que estejam associadas a objetivos a longo prazo.

Isso porque todo o ápice dessa energia está nos preparando agora, neste exato momento até os meados do final do ano, conforme as datas que eu já citei, para que em 2020 tudo comece a aparecer, sejam os acertos ou os erros.

Então, nesse momento de retrogradação desses gigantes, se você começar a observar que as coisas não estão dando certo, que não está feliz, que a energia não está bem resolvida, é o momento de você resolver.

Plutão diz pra você reciclar o que não serve, e ser intenso com aquilo que realmente é importante para você.

Tudo isso está em jogo, mas tem alguns cuidados de alguns momentos planetários que estão acontecendo precisamente essa semana que eu coloco como alerta para todos vocês.

SOL JUNTO DE URANO

O primeiro momento é o Sol junto de Urano, sem aspecto nenhum. Quando eu digo sem aspecto, é que ele não tem nenhuma linhazinha no mapa – que isso nós chamamos de aspecto na astrologia – com nenhum outro planeta. Então, essa energia está “solta” no mapa.

Com isso muitas pessoas podem estar sentindo essa necessidade de agir, mas não conseguem um aterramento. Querem ousar, mas não sabem como… Estão inseguros no caminho ou senão estão engessadas, como eu já citei anteriormente e não conseguem ousar.

É preciso procurar aterrar essa energia. E este aterramento foi dito através dessas retrogradações que começam agora. Então pra mim, como eu sempre tenho a visão otimista e pra mim astrologia não serve pra ficar adivinhando nada, astrologia realmente serve para o aprimoramento humano, é a hora da gente acordar e fazer as coisas.

Todas essas retrogradações estão em jogo.

ASPECTO DESAFIADOR – TRIÂNGULO

VERMELHO (T’SQUARE)

Um outro momento que é bem interessante é que temos um tremendo triângulo vermelho envolvendo a energia de Marte, que está em oposição ou a 180° de Júpiter e Netuno que está á 45° de cada um deles.

Esses três planetas estão gerando um aspecto de poder muito desafiador projetado para todos nós, independente dos signos. Essa energia pede o que?

Marte está pedindo ação, mas Júpiter está pedindo aquela revisão que eu falei anteriormente. Aja, mas você tem certeza se está certo? É isso que acredita? Se é isso que acredita, vai com tudo. Se não é, você vai quebrar a cara…

Está na hora de conseguirmos achar o caminho do meio da energia da ação marciana junto com otimismo e o direcionamento da energia de Júpiter.

Netuno lá em cima, nesse aspecto de poder que é chamado de t’quadrado ou t’square, que na verdade é um triângulo vermelho, esse planeta demonstra os seus sonhos e o que existe de mais lúdico e bonito dentro de você, como se fosse uma expressão do próprio amor, só que mais sublimado.

Ele está sendo vivido e experienciado ou ele está sendo sufocado através de direcionamentos errôneos, através de ações que você deveria ter e não está tendo? Olha quanta energia forte, pesada… Nós temos que ficar muito atentos a este momento da semana.

Aprender a escolher, decidir, cuidar dessas energias pesadas e não agir com rompantes. Aprender a seguir o caminho que você escolheu, mas com muita disciplina. Reciclando o que não serve e intensificando que serve. Esta é a verdadeira mancia da semana.

LUA MINGUANTE

Temos agora no final o caminho da Lua minguante, porque a Lua vai entrar na sua fase minguante dia 26 e fica até o dia 4 de maio. A Lua minguante mais do que nunca pede para existir a observação do que está dentro de nós, junto de todas essas retrogradações que acontecem neste período de vigor da Lua minguante.

Ela inicia o seu ciclo em Aquário. Qual a grande chave para começarmos a refletir sobre esse momento: Aquário, como sempre falo, é a rebeldia consciente quando está bem conectado. Representa também os grupos que interagimos, então é o momento de minguar, é o momento de reduzir as forças que não acrescentam valores, com tudo que você interage em grupos, no sentido social.

Porque amigos podemos reciclar, não é como a família… Seus pais serão seus pais até o fim. Já a energia dos amigos e dos grupos que interagimos, isso nós podemos alterar a todo momento.

É um momento muito lindo para observar se você está em agindo, trocando energias com pessoas e grupos que realmente trazem convergência contigo. Se não trazem, mingue! O momento é maravilhoso pra isso.

E a energia dessa Lua minguante passa por cima de Lilith. O que Lilith pode representar? Uma energia e uma força de realização muito grande se ela é bem direcionada e muito bem aceita… Ou também, nos conduzir a erros horrorosos se não soubermos lidar com esta força.

Depois que ela sai de Aquário, entra na energia de Peixes. Em Peixes temos a força presente do planeta Netuno, que já foi citado hoje com a força daquele aspecto de poder que é aquele triângulo vermelho.

Neste dia que ela está passando pela energia de Peixes principalmente em cima de Netuno, é o momento de minguar todas as energias que não estiverem proporcionando o equilíbrio das ações do que você sabe que tem que fazer junto com os caminhos que decidiu.

É um momento de equilibrar, de observar, de minguar qualquer energia que tire o foco das suas realizações, junto de tudo o que realmente almeja. Você precisa achar o equilíbrio e Netuno pode colocar você para o rumo certo do idealismo do que almeja e deseja.

Depois a Lua vai para Áries, onde vai encontrar a energia de Mercúrio, Vênus e Quíron, que eu já comentei da cura ou da doença. Então, é uma semana que pode pegar dentro de nós, como uma necessidade de minguar, energias mal resolvidas que envolvam relacionamentos, finanças e comunicação.

Coisas que você ouviu que não gostou, coisas que se falou e não foram bem aceitas… Você pode curar essas energias pelo Quíron junto com a Lua minguante nesta semana! Porque a Lua minguante é uma Lua de cura, onde reduz o que não serve.

Todos esses pontos através da sua iniciativa, que é a força de Áries, pode representar um momento maravilhoso para nós.

Depois que ela sair de Áries, finaliza em Touro, onde encontra o Sol e Urano que estão sem aspecto. É um momento muito interessante para observar essa força e ver se realmente, antes da Lua nova, elas estão bem acertadas dentro de você.

Você conseguiu ver onde deve ousar, pisando nos caminhos corretos?

A Lua nova vai vir com tudo agora no mês de maio para fazer e acontecer.

É isso gente, eu espero ter acrescentado alguma coisa pra vocês. Grande beijo na sua mente no seu coração, até a próxima.



Participe da palestra de domingo 28/04:

Retrogradações Astrológicas 2019

SAIBA COMO PARTICIPAR