Transcrição do vídeo gravado por Nilton Schutz em 18/Abril/2019

Decidir, escolher e resolver – Acertar ou errar?

Salve pessoal!

As dicas de Tarot desta semana correspondem ao período do dia 18 a 24/04.

Conversaremos nesta semana sobre o posicionamento de alguns arcanos associados diretamente com a energia de alguns planetas e signos.

Lembrando que independente dos signos citados, minhas reflexões sempre trazem um aspecto mais coletivo, que abrange todo mundo porque as energias dos astros nos influenciam, independente das linhas que você acredite ou onde esteja.

Lembro também que todas as associações que eu faço aqui estão em correspondência com ensinamentos de grandes ocultistas de valor que eu aprecio, como Papus, Eliphas Levi, Stanislas de la Guaita, o próprio autor do Tarot que eu utilizo, Oswald Wirth, que pra mim é o melhor Tarot no seu sentido de simbolismo arquetipal, que tem hoje agregado os valores que vivemos.

Portanto, sempre gosto de deixar bem claro que não fui eu, Nilton Schutz, quem criei estas associações. Gosto de salientar, pois sempre tem gente nova por aqui, lendo os posts e também assistindo aos meus vídeos no youtube. Dito isto, vamos ao assunto.

Sol em Touro

O primeiro momento importante é o ingresso do Sol no signo de Touro astrológico. Com isso, a partir do dia 20, teremos essa força iniciando a sua égide vibracional e a associação é direta ao Arcano 6 – Os Amantes ou Enamorados, que se associa diretamente com a força de Touro, ela que vai nos reger por aproximadamente 30 dias.

Como podem ver no desenho do arcano, ele traz um jovem que na sua roupa possui a duplicidade de tudo. Ele está entre duas damas, confuso, sendo “forçado” a escolher uma.

Deste simbolismo é que vem o título: decidir, escolher… O Arcano 6 é o mandante. Utilizamos as nossas escolhas e decisões ininterruptamente, esteja você na fluência ou nos desafios.

Se você está na fluência, tem somente coisas boas pra escolher, mas tem que escolher entre uma delas.

Se você está nos desafios, tem que escolher qual deles ou achar um caminho que possa lhe trazer a possibilidade de começar a tirar do seu ser estas vibração dos erros, das incertezas.

Portanto, este arcano é decisivo para a energia desse mês. Saber escolher e decidir!

Mas qual é a chave para esse jovem que está nesta encruzilhada? Uma garota de um lado e outra garota do outro…

A chave está no Eros, o cupido, que está sobre a sua cabeça e mirando a flecha diretamente para sua parte central.
A flecha representa o amor verdadeiro. O amor sempre foi e sempre será um dos caminhos para que saibamos escolher corretamente.

E como você pode ter essa percepção do que é amor para que você escolha corretamente?

Precisamos entender que o amor existe em várias nuances. Dependendo do entendimento de cada um.


Este amor que eu estou falando é o amor que não prejudica ninguém, o amor que traz, através da fraternidade, do altruísmo com as suas ações, independente das experiências que você esteja passando, o caminho correto para seguir. Esta é a representação do deus Eros, o cupido romano que está acima da cabeça do jovem.

O que realmente te faz feliz, o que te alegra, o que pode te oferecer um conforto verdadeiro onde você pode dizer: “nesta situação estou trabalhando as verdades do meu coração”. Vejam que interessante isso!

E as verdades do coração, por mais que em alguns momentos a abafemos, elas sempre estarão presentes dentro de nós.
É um caminho árduo, é um caminho difícil, mas não tenham dúvidas que é o caminho que devemos procurar neste mês, onde o sol estará em Touro e que devemos aprender a ser firmes, sólidos e consistentes com as nossas decisões. É o caminho mais correto a seguir. Esta é a grande mensagem do Arcano 6.

Para as pessoas que estão em extremos desafios, a grande charada está em aprender a observar as possibilidades porque somente com as possibilidades de sair da situação em que você se encontra está a escolha ou a decisão que você deve tomar.
Se continuar totalmente enrolado nos desafios, isso vai fazer com que você não enxergue nem as possibilidades.

Neste arcano temos a letra, número 6 do alfabeto hebraico que é a letra VAV. Aqui no Brasil pronunciamos: letra “Vau”, que em uma de suas traduções representa: prego, gancho ou, a que eu mais gosto, a união. Por isso que a união representa dois fatores, que é você e a sua decisão juntos, pregados, de uma forma firme e sólida com a energia de Touro, que se inicia agora dia 20.

Para esta semana aprenda a decidir, aprenda a observar as possibilidades que existem, rumar para o caminho correto. Procure sair da parte sombria do arcano, que é a indecisão.

“Não sei se eu vou pra cá, não sei se eu vou pra lá”… Com isso o que ocorre? O prego, ou gancho ou a união estará associada às suas incertezas e você não conseguirá ir adiante e a verdadeira mensagem do amor, colocada com o cupido ou Eros, não trará uma decisão e uma escolha assertiva porque nem isso você terá a possibilidade de escolher através das suas constantes dúvidas e incertezas.

Portanto, é um mês de decisão e escolha, esteja você passando por fluências ou desafios.

Uma outra associação que eu faço agora, o Sol ingressou na energia de Touro e ficará o mês inteiro com esta força, e junto do Sol temos a energia de Urano.




ESTUDE COM NILTON SCHUTZ

CONHEÇA O CURSO DE TAROT

Tarô


Sol em Urano

Agora temos mais dois fatores que modulam a energia de escolha projetada pelo Arcano 6 que acabamos de conversar.

O Arcano 21 – O Mundo traz a energia do Sol e o Arcano 1 – O Mago traz a energia de Urano. Mas o que devemos prestar atenção neste momento após termos decidido?

O Arcano 1, a energia do mago, associado à Urano que está junto com o Arcano 21, com o Sol, pede para agora utilizarmos a nossa inteligência.

Observe a própria imagem do arcano. Vemos o mago com o 8 na cabeça , no formato do seu chapéu dobrado, que representa a força divina e com isso ele tem a capacidade de modular toda a energia dos quatro instrumentos, que representam os 4 naipes do tarot.
Esta energia pergunta se você tem, junto do amor do Arcano 6, a sabedoria do mago de agora manipular com os seus instrumentos o que você precisa fazer e realizar através da escolha que você obteve anteriormente.

Esses quatro instrumentos representam os quatro estados de consciência. Podemos dizer que a força mental, a força astral, a nossa energia física e por fim o nosso próprio ato em si estão expressos nos instrumentos que estão nas mãos e também na mesa do mago

Portanto observe se, após você ter escolhido com a energia do amor, se a sabedoria está presente na forma de manipular todas essas forças.

Existe algo que prejudica os seus sentimentos? Existe algo que atrapalha o seu conhecimento, sua energia mental? Existe alguma possibilidade de você perder energia e não conseguir realizar?
Esta é a verdadeira sabedoria, inteligência do mago que deve observar logo após ter decidido, ou mesmo, utilizar desse atributo para que ele apoie as suas decisões.

Então se você já decidiu, tem que observar todos os instrumentos ou as cartas que estão sobre a mesa. Ou mesmo, se você está no desafio, o mago pede para observar o que atrapalha os seus sentimentos, os seus pensamentos, a sua energia e a sua força de realização e com isso, mudar ou transmutar essa energia para que a sabedoria guie a sua escolha, para o Arcano 6, junto do amor.

Por isso que um dos raios do saber é o amor/sabedoria. A pessoa que consegue colocar a sua inteligência junto da energia do coração, este sim é o verdadeiro mago. É aquele que sabe decidir e tem a força, o impulso verdadeiro.

Agora vamos conversar sobre o Arcano 21 – O Mundo que, como eu sempre digo, é um arcano de posicionamento.

Você escolheu com o Arcano 6, burilou as suas ferramentas e os seus estados de consciência, para além de saber decidir, saber manipular no que você resolveu trilhar como caminho com o Arcano 1, agora o Arcano 21 lhe demonstra claramente se está na situação correta, com as pessoas corretas e tudo está ocorrendo no tempo que você havia previsto.

Portanto, como eu sempre digo, é um arcano de vitória.

Com ele podemos ter hoje a possibilidade de enxergar se estamos posicionados numa realidade, em experiências que realmente nos trazem a evolução ou estamos fracassados, não sabemos escolher, não sabemos que instrumentos colocamos e agora nos sentimos totalmente inadequados na situação que estamos. Esse arcano, no seu sentido sombrio, é a inadequação.

Mas então, qual é a forma de dar a virada na mesa e obter a vitória?

Se existe algo que você está passando agora é por que você decidiu trilhar esse caminho, você manipulou os instrumentos do mago de uma forma errônea e agora tem como efeito essa energia e pode sentir no seu ser o fracasso. Mas nada que chegou até você representa que está totalmente isento da responsabilidade disso estar sendo vivido, por mais difícil que seja.

Então na minha visão, o primeiro passo para que você levante dessa situação e aprenda a trabalhar e manipular a energia do mago, junto com as escolhas corretas, é ter uma aceitação, se auto responsabilizar, parar de culpar os outros. Com isso, você se posiciona com o Arcano 21, começam a surgir as possibilidades dos instrumentos do mago para manipulação certa do que precisa fazer e as escolhas dos caminhos verdadeiros do Arcano 6 aparecem.

Fiz o caminho contrário, mas coloquei aqui da forma possível, um caminho para as pessoas que podem estar em extremas dificuldades.

Portanto, aceite que você é responsável por esse efeito que está passando, automaticamente você perceberá que a sua energia, através da aceitação (por mais que você sinta injustiçado), lhe trará uma possibilidade de renovação para que os arcanos anteriores sejam conectados da forma correta.

Lua Cheia em Escorpião

Agora o último arcano, que traz a associação com a fase da Lua cheia que iniciará o seu marchar dia 19, o signo que traz (na minha visão) a correspondência direta com a força lunar da lua cheia é o signo de escorpião.

O signo de escorpião traz associação direta com Arcano 14 – A Temperança.

Observando a imagem do arcano vemos um anjo que mistura o conteúdo de duas taças, uma representa a taça do presente e a outra a taça do passado.

(Falei sobre presente, passado e futuro no meu último programa da rádio mundial e se você quiser assistir ao programa clique aqui)

Aqui vai uma dica preciosa para vocês: este anjo que está misturando as está dentro de nós!

Esta energia divina está sempre presente dentro de nós, só que muitas vezes nos esquecemos disso por causa dos desafios da vida e com isso, esse anjo não aparece.

Ele está misturando a taça do passado – a taça lunar – onde derrama o seu líquido na taça do presente e do futuro – a solar ou a taça de ouro.

Logo, é necessário, através desse arcano e da força da lua que nos traz mais uma ferramenta de trabalho, assimilarmos as experiências que passamos nesta semana.

Esteja você nas fluências ou nos desafios, esse é um efeito do que você causou anteriormente e este causar anteriormente é a energia do passado, que te coloca na situação presente. Então, a verdadeira temperança, o verdadeiro equilíbrio está nos aprendizados do passado, que nos colocam nas realidades do presente, com grande potencialidade de seguirmos o caminho correto de acordo com as nossas propriedades no momento presente e tendo visões do futuro que estamos plantando neste exato momento.

A verdadeira temperança está em aprender com o passado e saber projetar com o futuro, mas no momento presente. Desta forma sim, o anjo que está dentro de cada um de nós aparece oferecendo o equilíbrio ou a temperança verdadeira.

As pessoas que continuarem não compreendendo que estão vivendo uma situação desafiadora por causa da não compreensão do passado, da energia causadora que ela mesmo criou e gerou, tendo sido ela enganada, injustiçada ou não, precisa acordar para o momento presente… senão poderá cair numa tremenda depressão, logo, não acordará para essa realidade e ficará apegada ao passado e ele não serve como aprendizado.

Isto acontecendo, não existirá conteúdo para cair na taça solar para trazer toda a possibilidade de realizações com coisas que se faz agora e também para o que chamamos de futuro, que representa simplesmente alguns segundos mais adiante ou mesmo dias, semanas, meses e anos.

Seja responsável neste momento da fase da Lua cheia com ápice no signo de Escorpião.

Espero ter contribuído com vocês. Um grande beijo na mente e no coração.

Até a próxima!




Aprenda como jogar Tarot em

2h com Nilton Schutz

CLIQUE PARA SABER MAIS